O Polietileno (PE) é sem sombra de dúvida um dos polímeros mais utilizados dentre as resinas termoplásticas. Obtido a partir do gás etileno ou como subproduto do processamento do petróleo, o polietileno é um polímero plástico obtido através de um processo de polimerização a baixa ou de alta pressão, sendo classificado de acordo com a sua densidade (baixa, média e alta).
Os processos de reciclagem mecânica são mais comuns, os quais consistem em moagem, derretimento, corte e granulação de resíduos plásticos.
A coleta do plástico é a primeira etapa, logo é feita a lavagem (se necessário), por fim, a separação, agora sim começa a parte mecânica ! O plástico já separado e limpo é moído através dos moinhos, em seguida o plástico moído é transportado para as extrusoras, que, derrete, homogeniza, plastifica e filtra toda impureza. Na etapa final, o plástico derretido passa por um choque térmico, após solidificado, os granuladores cortam em pequenos grãos. Pronto, já temos nossa matéria prima em forma de resina, pronto para virar um novo produto.